quarta-feira, 9 de julho de 2025

Nação Hip-Hop Brasil na CDHMIR: Defendendo a Potência da Cultura Negra e Periférica!



É com grande satisfação que anunciamos e compartilhamos em nossas redes sociais a participação do nosso presidente nacional, Fred Negro F, na Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial (CDHMIR) da Câmara dos Deputados!
Estivemos presentes no Plenário 10 do Anexo II, ontem, 08 de julho, em um debate crucial sobre a "Criminalização da cultura negra e periférica no Brasil", que contou com a honrosa presença de deputados/as e membros convidados, incluindo:
  • Deputados Federais e membros da CDHMIR: Dep. Reimont, Dep. Talíria Petrone e Pr. Henrique Vieira
  • Tiago Santana - Ministério da Igualdade Racial
  • Roberta Martins - Ministério da Cultura
  • Deputada Estadual do Rio de Janeiro Verônica Lima
  • Deputada Estadual do Rio de Janeiro Daniella Monteiro Da Silva
  • Deputado Distrital Max Maciel, Presidente da Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana da CLDF
  • Vereadoras Júhlia Santos e Iza Lorença de Belo Horizonte
  • Katiúscia Ribeiro, mulher preta nascida e criada em um quilombo no Rio Grande do Sul, mulherista africana, filósofa e doutora em Filosofia Africana pela Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Sharylaine, pioneira do rap feminino em São Paulo, fundadora do primeiro grupo de rap só com mulheres, "Rap Girl’s" (1986), e representante do Fórum Mulheres do Hip-Hop (Ministério das Mulheres). Sua carreira é marcada pela luta contra o machismo e racismo, além de promover a valorização da identidade feminina na cultura hip hop.
  • MC's Mac Julia e Xande MC

Em sua fala, nosso presidente destacou a imensurável potencial sociocultural das culturas periféricas, com foco especial no RAP/Hip-Hop e Funk. Ele apresentou a rica contribuição desses movimentos na vida e no cotidiano das comunidades, desmistificando preconceitos e ressaltando a força transformadora que emana das quebradas. A cultura periférica é um pilar de identidade, resistência e desenvolvimento para milhares de brasileiros. É fundamental que sua voz seja ouvida e seu valor reconhecido na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.



Agradecemos imensamente à Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial por abrir este espaço fundamental para o debate e para a valorização de nossas raízes.
Convidamos a todos para assistir à íntegra da participação do Fred Negro F e de todo o debate! Sua presença e sua voz são essenciais para fortalecer essa luta.


Assista agora mesmo pelo link oficial da Câmara dos Deputados: https://www.youtube.com/live/FVXu6TsNnMU?si=q7v0as0apMtFag48

Acompanhe nossas redes para mais atualizações sobre essa importante pauta e junte-se a nós nessa caminhada!