quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Nação Hip Hop faz Orientações aos Candidatos de 2016

Com o objetivo de contribuir com os diversos candidatos da Nação Hip Hop que devemos em diversos pontos do Brasil, o Secretario de Ação Política e Institucional Big Richard, preparou um documento básico no sentido de dar orientações à “O Bom Candidato”.


NAÇÃO HIP HOP BRASIL NAS ELEIÇÕES 2016 - Orientações Gerais

PERFIL DO BOM CANDIDATO

Esta Iniciativa da Nação Hip Hop Brasil tem como objetivo ajudar os nossos Candidatos trazendo algumas reflexões e ideias de como pode ser a condução de suas candidaturas, da sua postura quanto candidato ao pleito de um cargo público e dos objetivos de sua plataforma eleitoral.A partir da análise de bibliografias sobre o tema e cotejamento de diversas pesquisas qualitativas com eleitores de diversos graus de escolaridade e inserção social, poderíamos afirmar que o bom candidato, seja na esfera legislativa ou executiva, deve possuir as seguintes qualidades e características:

1. Ético e disposto: o bom candidato deve ter senso de justiça, deve ser coerente entre o discurso e a prática; deve ser honesto, transparente e verdadeiro antes, durante e depois da campanha eleitoral; deve ser responsável na administração dos recursos financeiros do município, deve ter disposição para enfrentar as resistências e obstáculos que encontrará no exercício do seu mandato.

2. Não preza a soberba, é acessível e popular sem ser populista: o bom candidato é aquele que promove a justiça social priorizando ações governamentais que favoreçam a superação das desigualdades sociais e que trabalhe pela qualidade de vida dos cidadãos do município. É aquele que sabe tratar as pessoas com respeito sem ser paternalista ou demagogo.

3. Tem sensibilidade ecológica[1]: o bom candidato é aquele que tem noção de sustentabilidade e por isso quer implementar políticas de preservação e recuperação do meio ambiente e de saúde pública, mesmo contrariando interesses imediatistas.

4. É inovador, mobilizador, envolvente: está à frente de seu tempo e tem vocação para aprender, para inovar; toma iniciativas e sabe propor desafios, levantar bandeiras mobilizando a comunidade com entusiasmo; foge ao vício do governo voltado aos interesses particulares ou de grupos.

5. É desenvolvedor e empreendedor, tem objetivos nobres; é agente de transformação, desenvolve a economia, gerando oportunidades para todos; assume riscos com ousadia; é persistente, sabe buscar recursos alternativos e tem capacidade de fazer acontecer os projetos propostos.

6. É estrategista: o bom candidato tem boa visão de futuro e conhece o potencial do seu povo; sabe selecionar oportunidade e faz planejamentos estratégicos em vista a alcançar os objetivos estabelecidos; sabe racionalizar recursos; sabe utilizar-se da informação para controle, transparência administrativa e agilização de serviços.

7. É administrador: o bom candidato é aquele que demonstra desejo de competência. É aquele que sabe delegar e descentralizar; sabe escolher seus colaboradores diretos a partir da competência profissional; busca parcerias com outras esferas de governo e com a sociedade; tem capacidade de alavancar recursos; não gasta além do que arrecada e não contrai dívida exagerada; é um conciliador de conflitos.

8. O bom candidato é aquele que conhece a história de sua comunidade e de seu partido. Não está fazendo uso da legenda apenas para questões momentâneas, mas, de fato, acredita na proposta de seu grupo partidário.

9. O bom candidato é coerente com o grupo que o apoia e cumpre os acordos firmas, desde que esses não estejam de encontro aos seus princípios de ética e dignidade pessoal.

10. O bom candidato estuda. Não necessariamente um estudo formal, mas estuda suas propostas, estuda sua sociedade, estuda o contexto político. O bom candidato é ávido por obter e propor melhorias para sua comunidade, e isso só é possível através do conhecimento. O bom candidato é promotor do conhecimento e do acesso a educação como promotor principal da emancipação cidadã.

[1] Ver – ODS- Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, ONU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário