sábado, 13 de junho de 2015

Rap é compromisso, não é viagem – Por Anne Ribeiro*

A frase chegou a se transformar em um jargão dentro do movimento, estampa de camiseta e para alguns pode ser vista até como clichê, mas para aqueles que conseguem entender a real essência do que é ter o compromisso com o rap ser chamado de clichê é uma ofensa.
Sempre vi o hip hop para além de um movimento cultural, ou uma expressão das ruas. É o empoderamento do povo que foi marginalizado, onde eles se reconhecem e tem fluidez. Quando me dispus a trabalhar com Beto Teoria para a realização das atividades que aconteceriam dentro do 54º CONUNE, foi agarrar o leão pelos dentes e ensiná-lo a dançar breaking mesmo sem eu mesma saber dançar.

Ter a mente clara de que é aí aonde está o compromisso com o rap. O compromisso de o rap dar coragem e voz ao que foi emudecido, ter ousadia de chegar e garantir que não reduzam o nosso espaço. Incomodar. Porque hoje o preto, pobre e periférico está nas universidades e como o hip hop, isso incomoda e incomoda a muitos.
Essa conquista se reflete na dança, na música, na arte e na rua porque a rua é nossa casa, sempre vai ser. O jovem negro dentro de uma universidade é um futuro ex-periférico mostrando o que pensa e deixando quem gosta de ter o controle com aquele leão que citei ali em cima, dançando um breaking em meio as suas vísceras.
A Nação Hip Hop Brasil me mostrou que é esse leão que para além do breaking sabe o norte de onde a dança e o movimento tem de estar, sabe que as ruas são nossas, mas as escolas e as universidades também. Conhece a voz dos jovens e consegue fazê-los se empoderar, pegar o mic e encarar a batalha que o leva do mercado de trabalho para o mercado profissional.
É esse o compromisso que Sabotage cantava, é com esse compromisso que eu vou falar.

Foto: Fábio W. de Sousa
Grafite: INK’s Hand

Anne Ribeiro*  - Assessora de Divulgação e Popularização da Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Anápolis (GO) estudante de Políticas Publicas da UFG e Gestão Publica na Estácio de Sá, Diretora de Formação da UJS Anápolis e Dirigente da Nação Hip Hop Brasil.

2 comentários: